Pra não dizer que não falei da crise

Estive sem escrever aqui no blog durante um bom tempo e voltei pra falar novamente de crise, curioso que andei relendo algumas postagens e não é a primeira vez que escrevo sobre o assunto, pois ela não sai de moda.

Estou no mercado de trabalho há bastante tempo e atuando como Consultor de empresas desde 2009 e durante todo esse tempo crise é um assunto que volta com freqüência a estar entre os assuntos mais comentados, não podemos ignorar mas precisamos saber que certamente não será a última que vamos enfrentar.

Não sou economista, mas vejo muitos afirmando que jamais tivemos uma crise nessa dimensão, a verdade é que os grandes afetados no Brasil mais uma vez são os donos de pequenos e micro negócios, sempre foi assim principalmente para aqueles que não possuem um planejamento financeiro, esses por sinal nem precisam de crise econômica para passarem por dificuldades.

Mas o que o empreendedor precisa fazer ? eu diria que a coisa mais urgente é ele sair da discussão política que gira em torno da busca de um culpado, e se concentrar em responder a seguinte pergunta :

O que diferencia minha empresa daquelas que conseguiram crescer em meio à pandemia?

A autoavaliação é um recurso fundamental para um processo de mudança eficaz não apenas no meio organizacional, e responder sinceramente essa pergunta pode ser a chave da virada.

A palavra de ordem para o empresário é se reinventar, e pode até parecer algo muito abstrato essa sugestão, mas nunca é demais lembrar que Inovação quase sempre é apenas melhorar algo que já existe, portanto não precisamos reinventar a roda, pense no simples.

Certamente não existe um único fator que diferenciam as empresas que foram menos afetadas nesse tempo e até mesmo cresceram, mas se podemos encontrar algum acontecimento que favoreceu o mercado em geral foi o fato das pessoas ficarem com menos preconceito em relação ao mundo digital. E muitos empresários pegaram essa onda e a partir dela, repensaram seus modelos de negócio. A razão é muito simples segundo dados da última pesquisa sobre vendas Online no Brasil as vendas pela internet tiveram o maior crescimento dos últimos 20 anos. Além disso 2020 foi o ano da primeira compra digital para 13% dos brasileiros, enquanto que 86% desses usuários compraram pelo menos uma vez em lojas Online no mesmo período. E para quem não tem dimensão do universo que esse percentual representa, o Brasil tem cerca de 134 milhões de pessoas que estão conectadas, mais precisamente 3 em cada 4 brasileiros.

Conclusão se esse crescimento não refletiu no faturamento da sua empresa, o problema pode não estar no presidente, nem no governador muito menos no prefeito ou vereadores da sua cidade.

Crise é isso para muitos tempos de lágrimas e lamentações, para outros, tempo de vender lenços. Sua loja pode até estar fechada esses dias, mas existe um universo de clientes que seguem comprando de tudo, e caso você ainda não tenha adaptado a sua comunicação ao mundo digital, sua concorrência provavelmente sim e partiu na sua frente.

Pense nisso e se preciso peça ajuda, lembre-se que sozinhos podemos até chegar mais rápido, porém juntos vamos mais distante.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O imaginário diferencial de uma marca.