Retorno é proporcional ao investimento
Crise não é tempo de investir !! essa
parece ser a única lição que os empresários aprenderam a respeito desses tempos de incertezas, e
aparentemente é uma unanimidade.
Eu, porém, prefiro seguir na contramão e lembrar
aqueles que acompanho de perto , que retorno é proporcional ao investimento, se
você não planta nada não vai colher, simples assim. Principalmente nas ações
comerciais crise não é tempo de cortar gastos no comercial da empresa, e se a
empresa é muito pequena e nem existe essa definição de departamento comercial,
nem mesmo planejamento comercial, essa é a hora de começar a investir. Alias
tenho me deparado muito com esse perfil de pequeno empresário, o faz tudo, a
empresa não existe sem ele, se ele adoece a empresa adoece junto ou até morre,
porque ele é a própria empresa centralizando todas as principais atividades,
ele não queria uma empresa mas apenas um lugar para chamar de seu, e hoje
conseguiu. Uma pesquisa do Sebrae a respeito do assunto, mostra que em média
esses empresários gastam cerca de 59% do seu tempo em rotinas operacionais que
poderiam ser delegadas e mais de 15% resolvendo problemas gerados em consequência
do fato que as coisas não foram feitas de forma correta o chamado retrabalho ou
de acordo com o tamanho do problema gerado, apagando incêndios. Consequentemente
num cenário desses ou em estruturas
dessas as vendas serão sempre obra do acaso, e me assusta mais ainda o quanto
cresce o número daqueles que depositam todas as suas esperanças em conseguir
novos clientes nas indicações daqueles clientes que foram fidelizados há algum
tempo, carteira de clientes que não cresce, diminui, parece lógico isso mas
muitos empresários não descobriram essa verdade. Só as mudanças salvam as
empresas costumo dizer, e quase todas as empresas que me prontifico a ajudar
profissionalmente a elevar seus resultados, porque não vejo finalidade em
elevar as vendas das empresas se não tenho certeza que esse aumento vai gerar
mais resultados, inicio na primeira visita sempre seguindo o mesmo roteiro,
pedindo para que o empresário descreva mesmo que de forma superficial como sido
as rotinas a frente do negócio, e infelizmente a absoluta maioria não dedica tempo para o
planejamento de ações comerciais, a partir dai apenas abro seus olhos para o
fato que seus resultados são frutos do tempo que vem sendo investido naquele
que é o coração da empresa, o comercial da organização. É muito comum que
pequenas empresas não disponham de caixa para investir em ações de marketing e
divulgação do negócio, e até me deparo com essa realidade, mas não dispor de
tempo para pensar nas vendas e consequentemente nos resultados, para mim é inaceitável,
é o começo do fim então se concordamos
nesse ponto, tenho convicção que posso ajuda-lo e começamos a mudar sua história.
Pense nisso e ao invés de pensar
na crise, responda a seguinte pergunta:
O que minha empresa vai fazer de
maneira diferente para não participar dessa crise ??
Comentários
Postar um comentário