Retorno é proporcional ao investimento

Crise não é tempo de investir !! essa parece ser a única lição que os empresários aprenderam  a respeito desses tempos de incertezas, e aparentemente é uma unanimidade.

Eu, porém, prefiro seguir  na contramão e   lembrar aqueles que acompanho de perto , que retorno é proporcional ao investimento, se você não planta nada não vai colher, simples assim. Principalmente nas ações comerciais crise não é tempo de cortar gastos no comercial da empresa, e se a empresa é muito pequena e nem existe essa definição de departamento comercial, nem mesmo planejamento comercial, essa é a hora de começar a investir. Alias tenho me deparado muito com esse perfil de pequeno empresário, o faz tudo, a empresa não existe sem ele, se ele adoece a empresa adoece junto ou até morre, porque ele é a própria empresa centralizando todas as principais atividades, ele não queria uma empresa mas apenas um lugar para chamar de seu, e hoje conseguiu. Uma pesquisa do Sebrae a respeito do assunto, mostra que em média esses empresários gastam cerca de 59% do seu tempo em rotinas operacionais que poderiam ser delegadas e mais de 15% resolvendo problemas gerados em consequência do fato que as coisas não foram feitas de forma correta o chamado retrabalho ou de acordo com o tamanho do problema gerado, apagando incêndios. Consequentemente num cenário desses  ou em estruturas dessas as vendas serão sempre obra do acaso, e me assusta mais ainda o quanto cresce o número daqueles que depositam todas as suas esperanças em conseguir novos clientes nas indicações daqueles clientes que foram fidelizados há algum tempo, carteira de clientes que não cresce, diminui, parece lógico isso mas muitos empresários não descobriram essa verdade. Só as mudanças salvam as empresas costumo dizer, e quase todas as empresas que me prontifico a ajudar profissionalmente a elevar seus resultados, porque não vejo finalidade em elevar as vendas das empresas se não tenho certeza que esse aumento vai gerar mais resultados, inicio na primeira visita sempre seguindo o mesmo roteiro, pedindo para que o empresário descreva mesmo que de forma superficial como sido as rotinas a frente do negócio, e infelizmente a absoluta maioria não dedica tempo para o planejamento de ações comerciais, a partir dai apenas abro seus olhos para o fato que seus resultados são frutos do tempo que vem sendo investido naquele que é o coração da empresa, o comercial da organização. É muito comum que pequenas empresas não disponham de caixa para investir em ações de marketing e divulgação do negócio, e até me deparo com essa realidade, mas não dispor de tempo para pensar nas vendas e consequentemente nos resultados, para mim é inaceitável,  é o começo do fim então se concordamos nesse ponto, tenho convicção que posso ajuda-lo e começamos a mudar sua história.

Pense nisso e ao invés de pensar na crise, responda a seguinte pergunta:


O que minha empresa vai fazer de maneira diferente para não participar dessa crise ??

Comentários