Time que está ganhando não se mexe.
O autor dessa
frase provavelmente é dotado de uma
mente marcada pelo conservadorismo, de um individuo avesso às mudanças. Esse
elemento é responsável por muitos conflitos em meios organizacionais, sociais
ou familiares. Mas o que exatamente é uma mudança e por que normalmente é tão
indigesta ?
Mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado,
modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por
razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.
Eu acredito que sou dotado de excelente memória e há bastante
tempo ouvi de um Padre uma das melhores definições para o fim de alguns
casamentos. Ele dizia:
“Sabe por que a maioria dos casamentos acabam? Porque o homem
casa pensando que a mulher não vai mudar nunca e a mulher casa achando que vai
conseguir mudar o homem depois do casamento”.
Considero brilhante essa definição. É isso mesmo.
Eu não conheço nada que cause mais desconforto nas pessoas do
que a mudança, ela causa verdadeiro reboliço, nas famílias e nas organizações.
A mudança é um elemento complicado mesmo, pois busca tirar o individuo de uma
situação de conforto para levar a um patamar desconhecido. E só por esse fato
já justifica a imensa rejeição que normalmente recebe.
Se as mudanças em ambientes familiares torna-se fator de
conflito, pior quando acontece nas empresas e conseqüentemente vão alterar a
rotina de muitos, mas o que devemos saber é:
As empresas precisam realmente passar por mudanças
freqüentemente?
Mais uma vez lembro que vivemos na era da informação, nenhum
cenário permanece estável em nenhum seguimento do Mercado, só por esse pressuposto
respondemos essa pergunta. O que era tido como situação confortável para
qualquer empresa ontem pode mudar bruscamente hoje; são vários cenários
externos e internos que trazem ameaças e oportunidades que a organização
precisa estar preparada para enfrentar e esse enfrentamento requer uma mudança.
Por que num ambiente empresarial é tão difícil efetuar uma
mudança?
Um ambiente organizacional deve ser composto por
Procedimentos, Equipamentos e Pessoas, se mudar os 02 primeiros elementos
requer um estudo antecipado das possíveis
conseqüências, mudar o terceiro requer uma jogada de Mestre.
Não conheço nada mais divertido do que tentar mudar pessoas,
é uma maravilha...
Isso além do aspecto comportamental, também está relacionado à
Cultura da empresa, e aquelas cujos processos sempre foram muito estáveis e
muitas vezes engessados, as mudanças vão causar verdadeiras revoluções. Os
empregados de organizações com esse perfil são os primeiros a perguntar, sempre
funcionou assim , para que precisamos mudar? E se a mudança é proposta por um
novo Líder, vai acontecer até bolão para apostarem quanto tempo o criador de
“conflitos” sobrevive na empresa. Acreditem!! Já presenciei fatos semelhantes.
Qual o papel do Gestor na implementação e Sucesso das
Mudanças ?
O motivo desse elemento de entrave nos processos,
infelizmente, muitas vezes não está apenas nas pessoas que serão afetadas pela
mudança mas também na organização em si. As mudanças em qualquer nível precisam
começar de cima para baixo, do topo do organograma, ou seja, as transformações
que não transmitem o sentimento de ter sido compradas pelos Gestores
dificilmente terão êxito. O que vemos em muitas instituições, principalmente as
familiares, são gestores autocráticos que muitas vezes até se cercam de
profissionais competentes, mas a palavra
final sempre é a do dono do negócio, então nesses casos as mudanças jamais obterão
sucesso, pois a mensagem oculta nessas atitudes
é que não importa o que a mudança propõe, o que importa é seguir a
mentalidade do dono.
Na vida pessoal ou nas organizações, antes de mudar, pense em
todos os aspectos: é o chamado Gerenciamento de Mudanças, pensar em todos os
fatores positivos e negativos e a estratégia que nos levará ao resultado
esperado são passos fundamentais para o Sucesso.
Para concluir, lembro a história que ouvi certa vez sobre o sapo:
dizem que se ele for jogado numa bacia com água quente pula fora na hora, mas
se estiver numa bacia com água fria e for aquecendo-a aos poucos, morrerá
queimado.
Não morra queimado, você não é Sapo, pense nisso e até a
próxima !!!