Time que está ganhando não se mexe.


 Time que está ganhando não se mexe, certo? Errado. A frase de autor desconhecido só é exaltada e relembrada no meio futebolístico quando alguma mudança de times considerado vencedores dá errado. Se a mudança der certo passa despercebida.
O autor dessa frase  provavelmente é dotado de uma mente marcada pelo conservadorismo, de um individuo avesso às mudanças. Esse elemento é responsável por muitos conflitos em meios organizacionais, sociais ou familiares. Mas o que exatamente é uma mudança e por que normalmente é tão indigesta ?

Mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.

Eu acredito que sou dotado de excelente memória e há bastante tempo ouvi de um Padre uma das melhores definições para o fim de alguns casamentos. Ele dizia:

“Sabe por que a maioria dos casamentos acabam? Porque o homem casa pensando que a mulher não vai mudar nunca e a mulher casa achando que vai conseguir mudar o homem depois do casamento”.

Considero brilhante essa definição. É isso mesmo.

Eu não conheço nada que cause mais desconforto nas pessoas do que a mudança, ela causa verdadeiro reboliço, nas famílias e nas organizações. A mudança é um elemento complicado mesmo, pois busca tirar o individuo de uma situação de conforto para levar a um patamar desconhecido. E só por esse fato já justifica a imensa rejeição que normalmente recebe.
Se as mudanças em ambientes familiares torna-se fator de conflito, pior quando acontece nas empresas e conseqüentemente vão alterar a rotina de muitos, mas o que devemos saber é:

As empresas precisam realmente passar por mudanças freqüentemente?

Mais uma vez lembro que vivemos na era da informação, nenhum cenário permanece estável em nenhum seguimento do Mercado, só por esse pressuposto respondemos essa pergunta. O que era tido como situação confortável para qualquer empresa ontem pode mudar bruscamente hoje; são vários cenários externos e internos que trazem ameaças e oportunidades que a organização precisa estar preparada para enfrentar e esse enfrentamento requer uma mudança.

Por que num ambiente empresarial é tão difícil efetuar uma mudança?

Um ambiente organizacional deve ser composto por Procedimentos, Equipamentos e Pessoas, se mudar os 02 primeiros elementos requer um estudo antecipado das possíveis  conseqüências, mudar o terceiro requer uma jogada de Mestre.
Não conheço nada mais divertido do que tentar mudar pessoas, é uma maravilha...
Isso além do aspecto comportamental, também está relacionado à Cultura da empresa, e aquelas cujos processos sempre foram muito estáveis e muitas vezes engessados, as mudanças vão causar verdadeiras revoluções. Os empregados de organizações com esse perfil são os primeiros a perguntar, sempre funcionou assim , para que precisamos mudar? E se a mudança é proposta por um novo Líder, vai acontecer até bolão para apostarem quanto tempo o criador de “conflitos” sobrevive na empresa. Acreditem!! Já presenciei fatos semelhantes.

Qual o papel do Gestor na implementação e Sucesso das Mudanças ?

O motivo desse elemento de entrave nos processos, infelizmente, muitas vezes não está apenas nas pessoas que serão afetadas pela mudança mas também na organização em si. As mudanças em qualquer nível precisam começar de cima para baixo, do topo do organograma, ou seja, as transformações que não transmitem o sentimento de ter sido compradas pelos Gestores dificilmente terão êxito. O que vemos em muitas instituições, principalmente as familiares, são gestores autocráticos que muitas vezes até se cercam de profissionais competentes, mas  a palavra final sempre é a do dono do negócio, então nesses casos as mudanças jamais obterão sucesso, pois a mensagem oculta nessas atitudes  é que não importa o que a mudança propõe, o que importa é seguir a mentalidade do dono.

Na vida pessoal ou nas organizações, antes de mudar, pense em todos os aspectos: é o chamado Gerenciamento de Mudanças, pensar em todos os fatores positivos e negativos e a estratégia que nos levará ao resultado esperado são passos fundamentais para o Sucesso.

Para concluir, lembro a história que ouvi certa vez sobre o sapo: dizem que se ele for jogado numa bacia com água quente pula fora na hora, mas se estiver numa bacia com água fria e for aquecendo-a aos poucos, morrerá queimado.

Não morra queimado, você não é Sapo, pense nisso e até a próxima !!!