Empreendimento e Sucesso é possivel ?


Empreendimento e Sucesso, as duas palavras escolhidas como título e pensamento central desse Blog fazem parte do sonho de consumo de muitos seres humanos, mas o que realmente significa ?

 Empreendimento é o ato, efeito ou resultado de empreender algo com fim determinado. 
Em administração, tem como definição:
§                    aquele ente abstrato a ser realizado: constitui um conjunto de atividades e obrigações, a serem implementados pela organização, e que, devido ao grau de complexidade e compromissos associados, exigem o estabelecimento de um modelo de gerenciamento, centralizado ou não, capaz de promover a identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, a fim de atender aos requisitos dos projetos e cumprir as diretrizes estratégicas da empresa (entendida no sentido amplo);

Sucesso  status que é adquirido quando depende do esforço pessoal para sua obtenção. Dentro de uma perspectiva liberal, também denominada meritocrática, através de suas habilidades, conhecimentos e capacidade pessoal, o indivíduo pode alterar seu status ao competir com outras pessoas ou grupos e triunfar sobre eles.

Porque no Brasil 56 % dos empreendimentos não chegam a completar 03 anos ?

Porque essa taxa de mortalidade tão grande ?

Porque Empreendimento e Sucesso normalmente não andam juntos ?

Existem pessoas que defendem a teoria que o brasileiro é um empreendedor nato, eu particularmente discordo, e a taxa de mortalidade das empresas no País justificam o meu raciocínio, tenho convivido ao longo de mais destes 25 anos de experiência profissional com empresários de vários seguimentos e vários níveis intelectuais, e  muitos desses  estive ajudando a encontrar um rumo estabelecendo um modelo de gerenciamento, ou através  do trabalho de consultoria, ou apenas dando alguns aconselhamentos.  E o que vemos no mercado entre os que pretendem iniciar como empreendedor, ou encontram-se estabelecidos há algum tempo, de uma maneira em geral podemos dividir nas seguintes categorias :

Os que até tem boas idéias, mas não conseguem estruturá-las na forma de um plano abrangente, real e eficaz.

Os que tem várias idéias de empreendimentos, que em sua maioria, não conhecem a fundo nenhum deles, mas acreditam tratar-se de garantias de sucesso(se deu certo com fulano porque não dará comigo ? ) e  jamais  iniciam nenhum deles.

Os que trabalharam bastante tempo em determinado seguimento, e por isso já se consideram  Especialistas no assunto, prontos para entrar no mercado e enfrentarem a concorrência, inclusive o ex-patrão.

Os que  iniciaram um empreendimento há algum tempo apenas na base da intuição, tiveram sucesso ( ou pelo menos acreditam nisso) e agora que as coisas começaram a desandar, não aceitam a ideia  que  somente a intuição não é o bastante para sairem da situação que se encontram.

Para todos a resposta é basicamente a mesma, vivemos na Era da informação onde observa-se  rápidas mudanças, que muitas vezes iniciaram baseadas em informações que em algum momento foi divulgada por alguém nas redes sociais. Diariamente somos bombardeados com e-mails, anúncios e comerciais, destinados a despertar o órgão mais sentimental do homem (seu bolso) , e essa chuva de informações leva a acreditar que o sucesso e a prosperidade são caminhos muito fáceis. Então no marketing dessas idéias mirabolantes vemos todo tipo de depoimento (em sua maioria enganosos) de inúmeras pessoas que geralmente ficaram ricas da noite para o dia.

Não acredito em empreendimentos milagrosos (ninguém vai reinventar a coca-cola), acredito em idéias inovadoras, que através de planejamento , estratégia , determinação , perseverança, suor e lágrimas sobrevivem a concorrência ,as constantes mudanças do mercado. Afinal SUCESSO , é 99 % transpiração e 1 % inspiração, já dizia Tomás Edison, que além de inventor foi empresário no inicio do século passado.

Portanto na era da informação mais do que nunca precisamos aprender a usar a informação para jogar no nosso time, e para isso Planejamento é a palavra chave, se o empreendedor quer iniciar um novo negócio nada mais correto do que começar por um Estudo de Viabilidade, que bem feito deve descrever todos os cenários possíveis de serem encontrados como , investimento, custos, receitas, ponto de equilíbrio , concorrência, oportunidades,etc. ou seja ambientes externos e internos, forças e ameaças.

Se já possui um empreendimento mas vem passando por dificuldades na Gestão do mesmo , ou não consegue alcançar um Patamar de crescimento que acredita ser condizente com a realidade do Mercado, Planejamento Estratégico também poderá ajudar , é hora de estudar o que foi feito correto, o que precisa ser melhorado, descobrir aonde chegamos mas principalmente aonde queremos chegar e de que forma chegaremos.

Por último, assisti uma palestra de um dos maiores especialistas em Gestão de Negócios do Pais que dizia :

“Sucesso se alcança com alma de Poeta, e disciplina de um atleta“

Pense nisso !!! e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra não dizer que não falei da crise

O imaginário diferencial de uma marca.